ESTRÉIA A SÉRIE "EM BUSCA DE KARDEC"

Neste domingo, haverá a apresentação da reprise da 1ª parte da série.

TV por assinatura Prime Box Brasil

LightHouse Produções Cinematográficas

Universidade Livre PAMPÉDIA

Produtor: Ricardo Fadel Rhian

Diretor: Karim



SINOPSE


Cada série enfrenta um desafio e nesse caso específico, como fazer um retrato de Allan Kardec, sem cair no viés parcial, proselitista ou radicalmente incrédulo? Nessa série documental o tema é tratado com “espírito” e distanciamento crítico.

A série propõe fazer a narrativa de uma viagem de iniciação, de um personagem ainda neófito, mas previamente instruído. Pretende-se viver com ele um mergulho espiritual e filosófico no espiritismo na França e no Brasil. Esse percurso será enriquecido de encontros, testemunhos, arquivos inéditos, guiando-nos nos passos do francês Allan Kardec e seu legado. Construído de modo investigativo, buscará responder às questões essenciais que a série levanta, as razões da morte de uma corrente filosófica religiosa no velho mundo e sua sobrevivência no novo mundo.

A viagem de iniciação começa no Brasil, em São Paulo, onde o personagem, também francês, toma conhecimento da existência de Allan Kardec. O início da investigação é marcado pela surpresa em descobrir as origens do pai do espiritismo moderno, tão reverenciado pelos brasileiros e totalmente desconhecido por seus conterrâneos. A busca por conhecimento e compreensão sobre as razões das ideias de Kardec terem prosperado tanto em solo brasileiro, leva nosso personagem a participar de diversas atividade de um centro espírita, a interrogar historiadores e especialistas em Kardec. Vai procurar saber também sobre grandes espíritas nacionais, como Chico Xavier. Ao final, ele constata a confusão, as divergências que reinam no seio dessa grande família espírita. Certos espíritas idolatram o mestre, outros se mostram mais críticos. Como discernir o verdadeiro do falso, evidenciar a fraude? Os puristas fazem questão disso. Nosso personagem decide então voltar à França em busca da verdade sobre Kardec, todas as implicações do espiritismo original.

Investigação que começa ao pé de seu túmulo, um dos mais visitados do cemitério Père Lachaise por fiéis vindos do mundo inteiro, busca inicialmente delinear seu rosto, conhecer esse homem, suas origens, suas fontes, até o nascimento do espiritismo. A segunda etapa da pesquisa consiste em entender o adormecimento temporário do movimento espirita. A série retoma o contexto histórico, o “Processo dos Espíritas”, a ascensão das filosofias materialistas e niilistas no século XIX.

Fortalecidos por todos esses elementos recolhidos na França, voltamos ao Brasil em busca do verdadeiro Kardec, o mais autêntico, o mais fiel aos fundamentos. Com nosso protagonista vamos ao encontro dos guardiões kardecismo, questionar as razões de sua sobrevivência local. Por que o país é fértil espiritualmente?

É também interrogando certos atores do sincretismo afro-brasileiro e indígena, que teremos algumas chaves de seu enraizamento no país. Assim, fazemos um mergulho no mundo do candomblé e da umbanda, que trabalham com a sobrevivência da alma depois da morte. Veremos como o espiritismo coabita (ou não) com a Igreja brasileira e as variantes da corrente evangélica, que ganha cada vez mais terreno. Veremos como o espiritismo se harmoniza com outras religiões, contando em seu seio com judeus, católicos e budistas.

Comentários