COMENTÁRIOS SOBRE O ENCONTRO DA INFÂNCIA DA USE TATUAPÉ


VALORIZANDO GERAÇÕES FUTURAS – REFLEXOES SOBRE DEPRESSÃO E SUICIDIO NA INFANCIA E JUVENTUDE
Comentários do Evento do Departamento de Infância ocorrido em 17/03/2018:
Tema atual, excelente, que trouxe muito conhecimento tanto técnico como doutrinário. Eu, como pai e educador espírita, gostei muito do conteúdo, me ajudou muito a refletir sobre o trabalho da Infância Espírita.”
Norberto Tomasini (presidente da A.E. Paulo e Estevão, vice-presidente da USE Tatuapé e educador espírita)
Participantes em dinâmica no intervalo do encontro na A.E. Henrique de Castro

 “A idéia de se fazer esse evento foi de que já em algumas casas espíritas já estavam abordando esse assunto, inclusive com palestra referente ao tema e então pensamos “porque não ampliarmos o assunto para mais casas, então formatamos o evento.

O evento teve início às 09:30 com o grupo de teatro Dantea fazendo uma pequena apresentação sobre o tema depressão e suicídio, logo após a psicóloga Marli Mansur nos forneceu explicações físicas e espirituais sobre o tema focando a infância e juventude, dados atuais sobre a doença e sintomas da depressão.
 
Marli Mansur
Logo após a palestra fizemos uma dinâmica e em seguida a psicóloga Jussara Dantas as causas da depressão, a relação do excesso do uso de celular. TV, vídeo game na depressão, falta de união familiar e inversão de valores morais. 
Fizemos um intervalo e foi passado um vídeo do escritor Mario Sergio Cortella onde ele falou sobre relação familiar.

Passamos para outra dinâmica em grupo onde procuramos mostrar os sentimentos que temos dentro de nossa casa como o olhar o toque, a palavra e outros mais e que estamos perdendo também esses valores dentro de nosso lar.
Jussara Dantas

Passamos então para a última parte onde foram feitas perguntas para as convidadas que responderam todos os questionamentos.

De forma geral o evento atingiu seu objetivo onde foi mostrado pelas psicólogas Marli e Jussara que o problema existe e precisamos estar atentos a isso, não só em nossos lares, mas também em nossas casas espíritas, locais de trabalho, locais de estudo, etc... 
Marli e Jussara se puseram a disposição para estar colaborando nas casas espíritas ali presentes referente a esse tema.”
Marco Antonio dos Santos (educador espírita e orientador de Artes e Teatro, C.E. Jesus, Maria e José)

 “Algumas considerações comentadas no encontro:
A verdadeira educação passa pelas vertentes psíquica, intelectual e moral.
Os pais, além de estarem atentos a qualquer comportamento inusitado dos filhos, além de refletirem sobre os seus próprios comportamentos e influências (exemplo: a princípio, são eles que escolhem as roupas, a alimentação, a escola para seus filhos), enfim, precisam conhecer melhor as informações que chegam aos seus filhos, fazendo filtros, isto é, separando aquilo que  realmente interessa para a harmonização geral. Evitar: os jogos inapropriados, enfatizar e expor o problema da criança em público, agir com violência verbal, física ou psicológica.
Tratar a criança com carinho e diálogo, é fundamental.”
Amanda Vello do Paraízo (educadora espírita, S.E.B. Mínimos)

 “A Educação Espírita pode contribuir e muito para a minimização dos conflitos geradores de distúrbios comportamentais, pois tem como proposta a libertação do espírito, pois a partir da compreensão e entendimento das Leis Naturais ( Leis de Deus), a partir do entendimento de que somos seres humanos (espíritos encarnados) imortais, em evolução e em constante aprendizado através das reencarnações, somos o que pensamos e exteriorizamos o que sentimos, e somos os únicos responsáveis pelas consequências de nossas atitudes. Ao compreendermos a proposta solidária e fraterna que a Doutrina Espírita nos traz, e nos esforçarmos, através dos exemplos de nossos atos baseados nos de Jesus, estaremos inevitavelmente contribuindo para a verdadeira transformação moral e social do planeta.”
Vale lembrar que a casa espírita, apesar de oferecer atendimento fraterno, orientação e esclarecimento ao público através de palestras e estudos em grupos, irradiações fluídicas, passe, atendimento aos desencarnados, não exime o indivíduo em desequilíbrio psíquico dos recursos da medicina tradicional. É fundamental e necessária a consulta a profissionais especialistas.
Para maiores informações, favor entrar em contato com o canal deste blog.
João Vello Filho (Diretor do Departamento de Comunicação da USE Tatuapé).