Vamos entender melhor a contribuição do livro em comemoração ao DIA DO LIVRO ESPÍRITA

VOCÊ CONHECE BEM O ESPIRITISMO?
E como esse conhecimento está sendo útil?
    
A leitura de alguns livros e os anos de militância no âmbito da doutrina nos induz a julgar que a conhecemos bem e, o que é pior, a pensar que quase nada há para ser descoberto ou que valha a pena ser esmiuçado para encontrar novos entendimentos. Isto é falta de discernimento!
    O Espiritismo é uma doutrina evolucionista. Emerge à superfície do entendimento humano com a lei de evolução, informando que todos os espíritos estão fadados ao aprendizado infinito.
    Alicerçado em bases sólidas - filosofia, ciência e consequências morais, o espiritismo abrange naturalmente um contingente muito extenso das áreas do conhecimento humano, tornando difícil a tarefa de compreendê-lo nesta concepção holística, pois requer do interessado uma enorme cultura geral, isenção de preconceitos e grande capacidade de estudo com método e disciplina.
    A consciência de que falta muito a aprender, torna o seu detentor mais predisposto a ouvir os companheiros e necessitados, sem respostas prontas, sem explicações simplistas e generalizações, mas analisando caso a caso, observando os fatos e procurando adequá-los aos ensinamentos espíritas com ponderação e vontade de ajudar.
    Ao se deparar com os intrincados problemas da existência humana e, inquirido quanto às causas dos sofrimentos alheios, deveria, vez por outra, responder com um humilde e grandioso: não sei!
    É importante também, distinguir um trabalho baseado no conhecimento de uma simples opinião. O Primeiro é fruto de uma linha de raciocínio estruturada, resistente a uma sondagem mais profunda, feita a partir de métodos estabelecidos na ciência e na filosofia. A segunda é uma emissão momentânea de pensamento, fincada na experiência pessoal como resultado de influência emocional e não necessariamente compromissada com os critérios de investigação e comprovação.
    O espírita consciente não deveria afirmar ou demonstrar com falsa modéstia que conhece com profundidade a doutrina, mas assinalar que se empenha no estudo e na prática, para conhecê-la um pouco melhor a cada dia.
    Estejamos conscientes de que a doutrina chamada na erraticidade de eterna possui em seu bojo, o manancial de ensinamentos altamente esclarecedores e a rota luminosa capaz de nos conduzir, pelo caminho mais curto, aos diversos campos de trabalho em que nos faremos mais úteis. Temos um arranha-céu a construir. A fundação já está pronta e é de excelente qualidade, o edifício, porém, não prescinde do serviço executado por humildes, mas capacitados operários, em constante processo de aprimoramento por seu próprio esforço e vontade na escola da vida.

Trecho do livro: "Comunicação e Discernimento" - A maneira mais segura para preservar e fazer evoluir o conhecimento espírita. de Ivan René Franzolim. Editora EME - Capivari/SP-2012.



Comentários