SEMINÁRIO: A GÊNESE, O RESGATE HISTÓRICO

09/03/2018: Veja a seguir os registros e dados do Seminário:

Assista ao filme:


Considerações de Simoni Privato Goidanich ao final do seminário:

"Fico muito feliz com a menção ao professor Herculano Pires, quero prestar minha humilde homenagem a ele, em seu trabalho. Com toda a gratidão, peço permissão para ler rapidamente, dois parágrafos que foram eliminados do texto de Allan Kardec em A Gênese, item 20 do capítulo XVIII:
   
“Por este outro princípio, não há fé inabalável senão aquela que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da humanidade.
O espiritismo destrói o império da fé cega que aniquila a razão. Da obediência passiva que embrutece, emancipa a inteligência do homem e eleva sua moral. Ele, o espiritismo, não lança anátema e repreensão sobre ninguém, nem mesmo sobre seus inimigos, pois está convencido de que o caminho do bem está aberto aos mais imperfeitos, e que mais cedo ou mais tarde eles nele entrarão. Isso é a Gênese. Isso é o Espiritismo.”

SÍNTESE DE TODO O SEMINÁRIO

A seguir, Cesar Perri tece uma síntese elaborada pela equipe, de todo o Seminário:

Ficou extremamente marcante para nós este momento vivido em São Paulo, no seminário 150 anos de A Gênese O Resgate Histórico com a produção da USE-União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo em parceria com o Centro de Cultura Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, da Liga de Pesquisadores do Espiritismo e do site: autores clássicos espíritas, e tendo como expositora convidada a pesquisadora Simoni Privato Goidanich.
Ela se reportou às pesquisas que estão contidas em seu livro "El Legado de Allan Kardec" originalmente lançado em Buenos Aires pela Confederação Espírita Argentina, e neste dia de hoje está sendo lançado a versão em português editado pela USE em parceria com o Centro de Documentação. A princípio, nós louvamos muito o trabalho da Confederação Espírita Argentina, que no ano de 2017 editou a versão da Gênese de Kardec traduzida para o espanhol com base na primeira edição francesa de 1868.
Apoiou e editou o livro El Legado de Allan Kardec e teve a iniciativa de levar o alerta e as informações das providências para a reunião do Conselho Espírita internacional, ocorrido em Bogotá na Colômbia no início de outubro do ano de 2017.
Nós destacamos inclusive o registro de que Gustavo Martinez, presidente da Confederação Espírita Argentina, não podendo comparecer ao presente evento, nos encaminhou atenciosa carta à presidência da USE. E esse painel, incluindo dentro e encerrando o seminário, com a participação de representantes das 4 entidades promotoras, a Júlia Nezu, Marco Milani, Roberto Francisco, Vanderlei dos Santos, e com as perguntas emanadas pelo plenário e pela internet, ele representa sem dúvida um momento criativo e histórico para se comemorar os 150 anos de A Gênese. E dando-se um passo importante para se assegurar a fidedignidade das obras do Codificador.

Vieram à tona fatos relacionados com as alterações ocorridas na quinta edição francesa do ano de 1872 do livro A Gênese de Allan Kardec.
Na pesquisa documental de Simoni, fica claro que as alterações do texto publicado por Allan Kardec, na Gênese, foram feitas na quinta edição depositada legalmente em 23 de dezembro de 1872 perante as autoridades francesas, ou seja, mais de três anos depois da desencarnação de Allan Kardec. As quatro edições anteriores, todas datadas de 1868, e registradas por Allan Kardec, têm o mesmo conteúdo, sendo, portanto, o conteúdo definitivo da obra como deixou claro Simoni. 

No livro, objeto deste seminário, fica evidente as alterações de propósito da Sociedade Anônima para continuação das obras espíritas de Allan Kardec, na linha editorial da Revista Espírita.
O Legado de Allan Kardec reúne preciosas informações e documentações sobre as primeiras décadas, em seguida à desencarnação de Allan Kardec, sendo um rico repositório da história do movimento Espírita francês. Avulta o valor de Amelie Boudet, de Leon Denis, de Gabriel Delanne, e de Berthe Fropo.

Além da iniciativa Pioneira da Argentina, em fevereiro de 2018, foi lançada a versão original de A Gênese em francês, pelo movimento espírita francofonico. Há informações de providências editoriais correlatas no Uruguai e na Colômbia. Em nosso país, com exceção da edição do Centro Espírita Leon Denis do Rio de Janeiro, todas as edições de A Gênese são traduções da quinta edição francesa de 1872, exatamente da edição que altera o conteúdo das edições iniciais de 1ª à 4ª, feitas e registradas por Allan Kardec. Nestes dias recentes, segundo informações de que várias editoras brasileiras, estão providenciando o lançamento de traduções das eleições francesas de primeira à quarta de A Gênese.

Um fato inusitado no transcorrer deste seminário, foi a informação apresentada por Fernando Porto, responsável pelo departamento de doutrina da USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, que a tradução para o Esperanto de A Gênese, lançada pela Editora da FEB, no ano de 2003 adotando a quinta edição francesa, e além disso, elimina também a última e significativa frase, do item 66 do Capítulo 15 relacionada com o corpo carnal de Jesus.

Também marcante foi a comunicação do vice-presidente da Federação Espírita do Amapá, e membro do Ministério Público do Amapá, Manuel Felipe Menezes da Silva Júnior, sobre o texto jurídico de autoria dele e do doutor Alriney Uchôa de Brito, vice-presidente da OAB do Amapá, mestre e doutorando em Direito, professor da faculdade de direito do Amapá, a propósito de estudos relacionados com o direito autoral e a direito moral, e também um estudo comparativo da legislação francesa da época de Kardec.

A propósito de alterações e ou deturpações, não cabem incriminações, mas o compromisso de se restabelecer fatos e textos autênticos. Por oportuno, lembramos da obra "Na hora do testemunho" editada pela editora Paidéia, uma parceria entre Herculano Pires e Chico Xavier, denuncia um triste incidente ocorrido no meio Espírita brasileiro, que foi a adulteração do Evangelho Segundo o Espiritismo, levada a efeito por uma editora em julho de 1974. No livro citado, destaca Herculano Pires: O médium Francisco Cândido Xavier, apesar de sua costumeira isenção em polêmicas doutrinárias, acabou manifestando-se contra a adulteração, e tomou uma posição firme e clara em defesa dos textos de Kardec. A maioria dos chamados líderes espíritas não se manifestou. Na hora do Testemunho provara o mal, revelando a falta de convicção da maioria absoluta e, portanto, esmagadora do chamado movimento Espírita Brasileiro. São palavras de Herculano Pires neste livro citado. Mas os resultados foram se manifestando mais tarde com crescente interesse do Meio Espírita pelas obras de Kardec e edições insuspeitas.

O importante é que surjam edições em português a partir de traduções das edições de A Gênese registradas por Allan Kardec. O outro passo é o estudo dessa obra básica, não apenas de estudos comparativos de edições, mas de seu significativo conteúdo geral. E sobre isso, passamos a realçar inclusive, o significado de A Gênese para o momento atual em que estamos vivendo. Entre as várias obras de autoria de Allan Kardec, com A Gênese, completa-se o 5º volume das chamadas Obras Básicas. Kardec discorre em A Gênese, sobre as questões que ele destaca no subtítulo, os milagres e as predições segundo o Espiritismo, e analisa A Gênese de acordo com as leis da natureza e a interpretação espírita. 

Realçamos a importância do capítulo 'Fundamentos da Revelação Espírita", onde Kardec faz abordagens fundamentais e de onde destacamos a significativa colocação: "O que caracteriza a Revelação Espírita é que sua origem é Divina, e que a iniciativa pertence aos espíritos, e que a elaboração é fruto do trabalho do homem"- capítulo I item 13. Essa afirmação mostra a responsabilidade dos encarnados, notadamente nas condições de liderança, gestão das instituições e as ações do Movimento Espírita.

O mundo espiritual orienta, mas as decisões dependem de nossas escolhas. No seu livro, Simoni Goidanich alerta: a responsabilidade ante o legado de Allan Kardec é de todos os espíritas, e cada um herdará as consequencias de seus atos e de suas omissões, e é o que ocorre no presente momento, quando se manifestam os espíritas preocupados com a fidelidade à obra de Kardec e com o Movimento Espírita.
O Codificador discorre sobre a relação entre Espiritismo e Ciência, e faz importante ponderação: "Caminhando com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque se novas descobertas lhe demonstrassem que está em erro em um determinado ponto, e ele se modificaria sobre esse ponto, se uma nova verdade se revela, ele a aceita", também no capítulo I.

O cuidado de Kardec no tratamento de temas relacionados com as diversas áreas do conhecimento, sem detalhá-los em demasia, faz com que sua obra seja atual, e não ultrapassada. No capítulo seguinte sobre Deus, discorre sobre a existência de Deus, a Natureza Divina, A Providência, a Visão de Deus, e nesse capítulo II nós destacamos o seguinte trecho: " A ação do Criador na Criação é o que chamamos de Providência Divina", compreendemos o efeito, o que já é muito. O antigo professor Rivail, intelectual e inspirado, analisou o desenvolvimento do planeta e da civilização, procedendo a uma analogia dos chamados dias bíblicos, com os períodos geológicos, e de maneira totalmente diferenciada das religiões tradicionais, e ainda comenta a posição da Terra no amplo contexto do Cosmos.

Kardec  comenta na introdução, que A Gênese é um complemento das aplicações do Espiritismo de um ponto de vista especial, assim, se em O Evangelho Segundo o Espiritismo o Codificador destacou o ensino moral, em A Gênese, em que foram até agora foram considerados miraculosos, pertencem em sua maioria à ordem dos fenômenos psíquicos, isto é, Kardec pondera que são os que têm como causa primeira as faculdades e os atributos da alma, o que é denotado no capítulo XV, os chamados Milagres de Jesus.

O espírito é a abordagem de vários capítulos do livro, ficando mais clara a explicação sobre a ocorrência dos fenômenos mediúnicos, e dos chamados milagres e aparições de Jesus, descortinando-se o mundo espiritual. As aparições de Jesus após a sua morte, são narradas por todos os evangelistas com detalhes circunstanciados, escreveu Kardec, que não permite que se duvide da realidade do fato, e ele prossegue: "perfeitamente explicadas pelas leis fluídicas e pelas propriedades do perispírito. Afirma, que Jesus, como todo homem, teve um corpo carnal e um corpo fluídico, o que é atestado pelos fenômenos materiais e, também, pelos fenômenos psíquicos, que lhe assinalaram a existência, que é o item 66, já citado aqui na questão da edição de A Gênese. Todavia, no capítulo XV Allan Kardec deixa claro: "O maior milagre que Jesus operou, o que verdadeiramente atesta a sua superioridade, foi a revolução que seus ensinos produziram no mundo, malgrado a exiguidade de seus meios de ação”, item 63 do capítulo XV.

O tema da transição planetária é apreciado nos capítulos As Predições Segundo o Espiritismo, Os Tempos São Chegados, e ele alerta: "Até o presente, a humanidade tem realizado progressos incontestáveis. Os homens, com sua inteligência, chegaram a resultados que jamais haviam sido alcançados, sob o ponto de vista da Ciência, das Artes e do bem estar material. Porém, ainda lhes falta um imenso progresso a realizar, o de fazerem reinar entre eles, a caridade, a fraternidade, a solidariedade, para assegurar o bem estar moral."

Em comentário sobre a nova geração, fica claro que essa não ficaria circunscrita a um ambiente espírita, e Kardec faz a relação entre Transição e a Nova Geração, e estes sistemas deveriam ser estudados pelos espíritas, até para se evitar interpretações superficiais e até estranhas manifestações que andam ocorrendo, em relação ao período em que nós vivemos. A partir das expectativas, os tempos chegados, e a expectativa para uma era nova, nada mais pertinente do que se estudar o livro A Gênese.

A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, lançou em 1975, a Campanha Comece pelo Começo, e agora lança o brado do Resgate Histórico de A Gênese, no sesquicentenário de A Gênese. É o momento de valorizarmos a campanha Comece pelo Começo, que enfatiza a necessidade de estudo das obras do Codificador, Allan Kardec. Obrigado.

Julia Nezu, presidente da USE transmite as considerações finais:

Estamos chegando ao final do nosso encontro, creio que cumprimos o que nós nos propomos, creio que a equipe deu conta do recado.Obrigado.   

FAÇA UMA PESQUISA DESTE ASSUNTO LENDO ESTES ARTIGOS:





VÍDEOS CORRELATOS: