DÚVIDAS SOBRE A ATUAÇÃO DA USE

ATUAÇÃO DA USE
TIRANDO DÚVIDAS DA CASA ESPÍRITA

1- A Use participa das reuniões de assembléia dos Centros? 
A USE, não participa das assembleias dos Centros, a não ser que seja convidada para tal. Mas neste caso, será apenas para ajudar e orientar, caso haja alguma dúvida quanto ao seu funcionamento ou sua rotina. Também apenas utilizará a palavra se convidada para tal e não votará em nenhuma questão ou proposta.

2- Ela impõe formas de como administrarmos o nosso Centro, e como efetuamos nossos trabalhos? 
Não em hipótese nenhuma. O Centro terá sua administração autônoma. Do ponto administrativo, orientará sempre para que acompanhe as nossas Leis. Poderá, se solicitado orientar na confecção de ata, registro de documentos em Cartório, sugestão de Estatutos, divisão por departamentos, etc. 
Nos trabalhos, a questão Doutrinária poderá orientar sobre alguma conduta que entenda esteja fugindo dos princípios básicos da Doutrina Espírita, conforme orientações de Allan Kardec. Mas não irá interferir em nenhuma questão interna. A USE sempre respeitará as decisões deliberadas do Centros. Caso, ocorrer algum caso em que conflite com o anterior informado, poderá sim sugerir, mas não proibir ou interferir. Em caso de discordância também, sempre buscará o diálogo, de forma pacífica, com base nos ensinamentos de fraternidade cristã.

3- Há a necessidade de participarmos da maioria dos eventos programados pela USE? 
A USE promove periodicamente eventos visando fortalecer a União dos Espíritas, bem como o entendimento da Doutrina Espírita. Também produz eventos que auxiliem na melhor preparação de um Dirigente (ou trabalhador) da seara Espírita. A USE busca meios de divulgação destes eventos, enquanto que a participação das Casas, sempre será espontânea e caberá participar ou não conforme o interesse. Sem dúvida que a USE gostaria que participassem de vários eventos, mas respeito o interesse e necessidades do público alvo.

4- Caso em algum momento desejarmos não fazer mais parte da USE, é fácil o desligamento? 
Basta uma carta simples informando o desligamento.

5- Seria possível você me enviar a forma como a USE atua nos centros? 
Todo centro que vem participar com a USE, preferimos dizer que é “unido” a USE e não “filiado”. A palavra “filiação” passa a ideia de que uma “autoridade maior” determina e os demais obrigatoriamente devem obedecer. 
Os centros unidos, devem nomear seus representantes que participarão das reuniões administrativas. São 4 (2 efetivos + 2 suplentes), mas não é necessário que todos venham na mesma reunião ao mesmo tempo, podendo fazer uma escala, se necessário. 
A USE-Tatuapé, realiza toda última terça-feira do mês, das 20h00 às 22h00, uma reunião administrativa com todos os representantes dos centros unidos, da região. Nele são definidos atividades e eventos programados, como Semanas ou Jornadas de palestras, Encontros com os jovens e crianças, bem como nestas reuniões, em cada reunião é discutido um tema ou assunto de interesse do dirigente/trabalhador dos centros espíritas, conforme programação prévia. Também os representantes dos centros espíritas, podem divulgar ou convidar eventos próprios que estão realizando aos demais centros espíritas.

Mais informações poderemos conversar, já que podemos estudar situações e casos isolados ou particulares. 
Em resumo, nosso papel é de unir as casas espíritas, através de seus dirigentes e frequentadores, auxiliando administrativa e doutrinariamente.

Esperamos ter ajudado. Fique a vontade para novos contatos conosco, sempre que desejar. 
Um abraço, 
Adonay

Comentários