APOMETRIA NÃO É ESPIRITISMO

Pessoal,



Para a reflexão sobre o tema.


Autor: Divaldo Pereira Franco

(Transcrito do programa Presença Espírita, da Rádio Boa Nova, a partir de palestra de Divaldo Pereira Franco, em agosto de 2001)

O médico carioca residente em Porto Alegre Dr. José Lacerda desde os anos 50, espírita que era então, começou a realizar numa pequena sala do Hospital Espírita de Porto Alegre chamada A Casa do Jardim, atividades mediúnicas normais.
Com o tempo ele recebeu instruções dos espíritos e realizou investigações pessoais que desaguaram em um movimento ao qual ele deu o nome de Apometria.
Não irei entrar no mérito nem no estudo da apometria porque eu não sou apometra, eu sou espírita o que posso dizer é que a apometria, segundo os apometras, não é espiritismo.
Porquanto as suas práticas estão em total desacordo com as recomendações de O Livro dos Médiuns. Não examinaremos aqui o mérito ou demérito porque eu não pratico a apometria, mas segundo os livros que tem sido publicados, a apometria, segundo a presunção de alguns, é um passo avançado do movimento Espírita no qual Allan Kardec estaria ultrapassado. Allan Kardec foi a proposta para o século XIX e para parte do século XX e a apometria é o degrau mais evoluído no qual Allan Kardec encontra-se totalmente ultrapassado. Tese com a qual, na condição de espírita, eu não concordo em absoluto.
Na prática e nos métodos de libertação dos obsessores a violência que ditos métodos apresenta, a mim, a mim pessoalmente me parecem tão chocantes que fazem recordar-me da lei de Talião que Moises suavizou com o código legal e que Jesus sublimou através o amor.
Quando as entidades são rebeldes os doutrinadores depois de realizarem uma contagem cabalística ou de terem o gestual muito específico expulsam pela violência esse espírito para o magma da Terra, a substância ainda em ebulição do nosso planeta. O colocam em cápsulas espaciais e disparam para o mundo da erraticidade. Não iremos examinar a questão esdrúxula desse comportamento, mas se eu, na condição de espírito imperfeito que sou, chegasse desesperado num lugar pedindo misericórdia e apoio na minha loucura, e outrem, o meu próximo, me exilasse para o magma da Terra, para eu experimentar a dureza de um inferno mitológico ou ser desintegrado, eu renegaria àquele Deus que inspirou esse adversário da compaixão. Ou se me mandasse numa cápsula espacial para que fosse expulso da Terra. Com qual autoridade? Quando Jesus disse que o seu reino é dos miseráveis. Na parábola do Festim de Bodas, ele manda buscar os mendigos, aqueles que estão nos lugares escabrosos já que os eleitos recusaram e mataram os seus embaixadores.
A Doutrina Espírita centraliza-se no amor e todas essas práticas novas, das mentalizações, das correntes mento-magnéticas, psico-telérgicas para nós espíritas merecem todo respeito, mas não tem nada a ver com espiritismo. Seria o mesmo que as práticas da Terapia de Existências Passadas nós realizarmos dentro da casa espírita ou da cromoterapia ou da cristalterapia, fugindo totalmente da nossa finalidade.
A Casa Espírita não é uma clínica alternativa, não é lugar onde toda experiência nova vai colocada em execução. Tenho certeza de que aqueles que adotam esses métodos novos, primeiro, não conhecem as bases Kardequianas e ao conhecerem-nas nunca vivenciaram para terem certeza, seria desmentir todo material revelado pelo mundo espiritual nestes 144 anos de codificação, no Brasil e no mundo, pela mediunidade incomparável de Chico Xavier, as informações que vieram por esse médium impar, pela notável Yvone do Amaral Pereira, por Zilda Gama, por tantos médiuns nobres conhecidos e nobres desconhecidos no seu trabalho de socorro.
Então se alguém prefere a apometria, divorcie-se do Espiritismo. É um direito! Mas não misture para não confundir. A nossa tarefa é de iluminar, não é de eliminar. O espírito mau, perverso, cruel é nosso irmão na ignorância. Poderia haver alguém mais cruel do que o jovem Saulo de Tarso? Ele havia assassinado Estevão a pedradas, havia assassinado outros, e foi a Damasco para assassinar Ananias. Jesus não o colocou numa cápsula espacial e disparou para o infinito. Apareceu a ele! Conquistou-o pelo amor: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" Pode haver maior ternura nisso? E ele tomado de espanto perguntou: "Que é isto?" "- Eu sou Jesus, aquele a quem persegues". E ele então caiu em sí. Emmanuel usa esta frase: E caindo em si, quer dizer aquela capa do ego cedeu lugar ao encontro com o ser profundo, caindo em si. Ele despertou, e graças a ele nós conhecemos Jesus pela sua palavra, pelas suas lutas, pelo alto preço que pagou, apedrejado várias vezes até ser considerado morto, jogado por detrás dos muros nos lugares do lixo, dos dejetos ele foi resgatado pelos amigos e continuou pregando.

Então os espíritos perversos merecem nossa compaixão e não nosso repúdio. Coloquemo-nos no lugar deles. Que sejas como conosco quando nós éramos maus e ainda somos aqui com nós. Basta que alguém nos pise no calcanhar ou nos tome aquilo que supomos que é nosso, para ver como irrompe a nossa tendência violenta e nós nos transformamos de um para outro momento.

Não temos nada contra a Apometria, as correntes mento-magnéticas, aquelas outras de nomes muito esdrúxulos e pseudocientíficos. Não temos nada. Mas como espíritas, nós deveremos cuidar da proposta Espírita. E da minha condição de Espírita exercendo a mediunidade a mais de 54 anos, os resultados têm sido todos colhidos da árvore do amor e da caridade. Não entrarei no mérito dos métodos, que são bastante chocantes para a nossa mentalidade espírita, que não admite ritual, gestual, gritaria, nem determinados comportamentos, porque a única força é aquela que vem de dentro. Para esta classe de espíritos são necessários jejum e oração.

Comentários

  1. Eu acredito sim na apomteria, participei como médium de alguns trabalhos e eu pude presenciar o resultado, tudo depende de como a apometria é realizada.Tudo o q é feito com amor sempre dá certo, e a dirigente do trabalho utiliza a palavra chave, AMOR.... é um instrumento muito forte sim que está sendo usado em nossa casa sempre pensando no bem maior.Ninguem precisa eliminar ninguem, encaminha-lo sim, usando sempre o amor.Está na hora do kardescismo deixar de ser tão preconceituoso...assim como o proprio espirita sofreu grande preconceito nos tempos antigos hoje ele faz o mesmo.Se isso chegou até nós devemos usar a apometria com muito cuidado, discernimento e sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Silvia - V. Prudente/SP.25 de junho de 2009 às 16:01

    Bem.. eu concordo em partes, com o que foi relatado sobre a técnica da Apometria. O que presenciei, também me fez divagar sobre qual a sua real finalidade? Auxiliar ou execrar? Como concluí que da forma que presenciei era "execrar", passei a adotar apenas em partes, o melhor da Apometria que é a de pedir para que aquele(a) companheiro(a) fosse colocado numa pirâmide rosa e, que fosse recebendo todo o amor dos Mestres da Fraternidade Branca, em especial Rowena, deixando-se envolver também pelo amor de Nossa Senhora "Oxum" e que fosse recebendo toda a paz, o amor da espiritualidade presente e, também tudo o que fosse necessário ao seu refazimento através da prece. Isso feito, existe o diálogo para que este espírito possa ser ouvido e, principalmente esclarecido sobre a sua atual situação e que, todo o sofrimento se deu pela reação de seus próprios atos.
    Ressaltando ainda que, Deus em sua infinita misericórdia, permitiu que ali e, naquele momento ele se apresentasse. Após sentir-se irradiado pelo amor, pela prece e pela oportunidade de se fazer ouvido, vou adequando as cores em auxílio deste espírito, por exemplo o "azul" para que ele sinta a paz em Jesus e daí por diante. Se temos autorização, pedimos ainda a corrente médica que aplique o medicamento necessário para suas chagas, após este contato e preparo, começamos a esclarecê-lo e orientá-lo, encaminhando-o sempre a um posto de socorro espiritual e ele, as vezes chega a pedir perdão àquele a quem obsedia, outras vezes entende que ele próprio foi o causador dos seus males, mas nunca e jamais ACEITO a hipótese de renegá-lo a nada.
    Assim sendo, nem toda técnica serve ao fundamento espírita, mas podemos sim, retirar da técnica, quando possível, o seu "melhor" pra estarmos auxiliando a tantos que nos chegam em busca de socorro.
    Outrossim, fechar as portas ao conhecimento que o universo nos traz, significa radicalizarmos e rotularmos os ditos "diferentes", esquecendo-nos que tudo deve ser passado pelo filtro do "amor", nunca da concorrência ou da vaidade.
    Parabenizo aqueles que trabalham com a Apometria, utilizando os recursos que venham a facilitar e minimizar o sofrimento de outros, mas abomino os que se associam a ela, como "meio" de se fazer diferente dos demais.
    A união no bem, no amor e na caridade, é o que realmente eleva um ser humano!Não importa os meios em que isto ocorra, desde que o fim não contrarie os ensinamentos de Jesus, "onde estiver uma ou mais pessoas em meu nome, ali eu estarei".

    ResponderExcluir
  3. Acho interesante uma pessoa que se diz espirita, que prega o AMOR, que não é apometra teça comentários sem o menor conhecimento de causa. Vamos falar um pouco sobre Kardec, humano como nós, com qualidades e defeitos, espirito ainda em evolução. recebeu a missão de CODIFICAR, nao Criar a doutrina do século XXI, nela foi inspirado por espiritos de Luz. No trinomio Religião, Ciencia e Doutrina, temos que entender que na área da Ciênca ela não pode ficar no tempo de KARDEC temos que evoluir como espiritos. Qualquer tecnica espirita que não for mediada pelo amor será encarada como uma forma errada de trabalhar a espiritualidade, mas , nunca deixará de ser espirita. Eu sou praticante da Apomatria, porque vejo que os resultados são enormes, NÃO existe a questão de enviar espiritos pra locais incondizentes, muito pelo contrário, damos a ele muito amor, para que o mesmo sinta e veja suas atitudes. Amigo Divaldo, estude melhor ´pra entender o que realmente é a APOMETRIA, não faça como os hipocritas e deixe o movimento espirita evoluir e deixar de ser ortodoxa. Saúde e Paz

    ResponderExcluir
  4. Olá, a todos.

    Parece-me que a questão é objetiva: é ou não Espiritismo?
    Então, a resposta deve ser objetiva, mas para isso é necessário entender Kardec, analisar a definição de Espiritismo, abranger a definição e comparar com o que se faz em nome do Espiritismo e então tirar suas conclusões.
    Lembrando Kardec em Obras Póstumas, Ligeira resposta aos detratores do Espiritismo, Ed. FEB:
    "O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos,

    como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente

    vai ter às bases fundamentais de todas as religiões:

    Deus, a alma e a vida futura. Mas, não é uma religião

    constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos

    e que, entre seus adeptos, nenhum tomou, nem

    recebeu o título de sacerdote ou de sumo-sacerdote. Estes

    qualificativos são de pura invenção da crítica."

    Por abrangência, o Simpósio Centrosulino realizado em Curitiba, 1962 propõe, entre outras coisas:

    "...

    b) o espírita deve evitar a prática de quaisquer ritos, tais como casamentos, batizados, crismas, bem como o uso do luto, participação em apadrinhamentos em cerimônias ritualistas de qualquer natureza, e o aprisionamento a exterioridades;"

    Se ainda não deu para entender, por extensão do raciocínio, que Espiritismo não se utiliza de paramentos, cristais, pirâmides, incenso, luzes coloridas, sincretismo religioso, etc, etc., então só de vemos esperar o momento de cada um para entender Kardec; dizer que pensar diferente não é execração e, embora todas as diferenças sejam respeitáveis, porque em si mesmas não produzem mal ao semelhante, nossa opinião é a que consideramos como resposta objetiva à pergunta: NÃO É ESPIRITISMO



    Abraço

    Sander.

    ResponderExcluir
  5. PREZADO AMIGO DIVALDO
    SURPRESO ESTOU COM SUAS AFIRMAÇÕES SEPARATISTAS.
    HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS APRENDI NA DOUTRINA QUE O MUNDO DEVERIA APRENDER O ESPERANTO PARA QUE TODOS TIVÉSSEMOS UMA SÓ LÍNGUA. PORQUE ENTÃO, PARA AS RELIGIÕES ISTO SERIA DIFERENTE? SOU ESPÍRITA DE BERÇO E PUDE PRESENCIAR UM FENÔMENO COMPORTAMENTAL EM TODAS INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS: TODO ESPÍRITA SE ACHA DONO DA VERDADE. ISTO É UM EQUÍVOCO, POIS A VERDADE É CÓSMICA E SE MANIFESTA SOB VÁRIAS CORRENTES DE PENSAMENTO. ENTÃO EU PERGUNTO: SE A CIÊNCIA EVOLUI, SE O UNIVERSO EVOLUI, A SUPOSTA "3ª REVELAÇÃO" NÃO PODE?
    A APOMETRIA PODE E DEVE FAZER PARTE DO ARSENAL DESOBSSESSIVO, DESDE USADA COM AMOR, SABEDORIA E ESTUDO. O LIVRO ARUANDA DE ROBSON PINHEIRO DÁ EXEMPLOS DESTA APOMETRIA REGIDA PELO AMOR
    ALLAN FERREIRA DE PAULA
    IGARAPAVA/SP

    ResponderExcluir
  6. Bom pra começar sou apometra ja a um tempo e sei muito bem que apometria nao é espiritismo.disto eu tenho certeza.a apometria pode ser aplicada juntamente em qualquer religiao que a aceite sem pre-conceitos . a ideia do nosso caro dr lacerda e que cada apometra cada grupo se aprimore com suas condiçoes religiosas sem limites ou julgo de qualquer tipo.RAMATIS nosso mestre iniciado em atlantida nos ensinou sobre a AUmbhandã LEI MAIOR MAGIA OCULTA dos nossos ancenstrais que eu respeito muito e ve bem antes do kardecismo (devemos lembrar que o mestre allan kardec tb é metre atlantis)e no proprio evangelho ele dia que o espiritismo e o começo da mudança da nova era que é regida HOJE POR SAINT GERMAIN DA CHAM VIOLETA DA TRANSMUTAÇAO.Nao devemos esquecer que temos no brasil especificadamente a religiao UMBANDA que trabalhando com os guias , orixas ,protetores ,e guardioes,quando a umbanda e regida com a verdade com que foi criada para combater as feitiçarias malignas dos povos africanos aqui no brail ela nos da total aproveitamento aplicando a tecnica apometrica e tento a ajuda do preto velho pra cordenar o trabalho o caboclo ajudando nas ervas etb com feitiços fortes de demanda contra a kimbanda ou qualquer magia negra que haja nos sete corpos do cliente e tb com os boiadeiros pra laçar os obssessores e coloca -los nas piramides pra serem levados onde serão tratados e curados de suas enfermidades.e tb os baianos que sabem como ninguem desfazer qualque feitiços e tb ajudam a aqueles que apenas nao sabem o caminho certo e nao querem fazem mal a nihguem e so querem paz ou trabalhar pra ajudar o proximo e entao os baianos com jeito e um sorriso ajuda a todos,nao posso esquecer dos exus OS GUARDIOES DAS NOSSAS PORTAS E DAS NOSSAS COSTAS ,.POR FIM QIERO QUE TODOS SAIBAM A APOMETRIA É SIM UMA TECNICA QUE APLICADA COM A RELIGIAO CERTA PARA O PROBLEMA CERTO TERA RESULTADO MARAVILHOSO .IRMAOS ANTES DE FALAR MAL DE ALGO TEM QUE SE IR MAIS FUNDO PARA DEPOIS FALARMOS QUALQUER COISA ,.SALVE A TODOS QUE TRABALHAM PRA JESUS O MESTRE.BJS CIBELE.EMAIL:cibele_claro@hotmail.com entrem em contato comigo adorarei esclarecer qualquer duvida sobre apometria,aumbhandã,a grande fraternidade branca universal e umbanda e se eu nao souber responder indicarei alguem que possa ,paz pra todos.

    ResponderExcluir
  7. quem foi que disse que os obsessores removidos nas técnicas da apometria são jogados no magma da terra ou no infinito? nunca ouvi falar sobre isso. Isso é uma ideia ultrapassada. Esses espíritos são encaminhados para tratamento em outro lugar que não na cola do obsediado. Se um mago negro da erraticidade ou um psicopata espiritual estiver obsediando uma pessoa,pelas técnicas habituais espítitas o obsediado demoraria séculos para se desvencilhar do obsessor. devemos sim, agradecer a Deus por enviar falanges astrais superiores trazendo uma técnica que ajudará muito a humanidade em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  8. Reconhecemos uma árvore pelo seus frutos.

    ResponderExcluir
  9. Reconhecemos uma árvore pelos seus frutos. [2]

    ResponderExcluir
  10. Senhores, precisamos conhecer as bases da doutrina, vejo pessoas que tem 15, 20 30 anos de espiritismo e não conhecem, a pergunta basica é Qual objetivo de um obsessor junto ao Encarnado, se sua resposta for: incomodar,atrapalhar,pertubar etc. a vida do encarnado, então voce não sabe nada de espiritismo, nunca devemos afastar o obsessor do encarnado a função aqui do encarnado e encaminhar o obsessor, esclarecer, ajudá-lo com sua mudança de comportamento e reforma intima, fora isto é fracasso e refazer tudo novamente.

    Um espirita que tenta..

    ResponderExcluir
  11. Não conheco apometria, somente alguma coisa teorica, mas sou espirita a mais de 33 anos e percebi dentro da apometria utilização de tecnicas que não condizem com o espiritismo, sou muito aberto a outras formas de religiosidades mas bastante cetico com relação a rituais, não posso concordar com a tecnica da apometria que se intitula "Utilizando o recurso de protetores da Natureza.. Ondinas, sereias, duendes etc." isto é muito infantil ou uma maneira fantasiosa do mundo espiritual manipular os encarnadas, tal qual Ramatiz faz em alguns livros..

    ResponderExcluir
  12. Não conheco apometria, somente alguma coisa teorica, mas sou espirita a mais de 33 anos e percebi dentro da apometria utilização de tecnicas que não condizem com o espiritismo, sou muito aberto a outras formas de religiosidades mas bastante cetico com relação a rituais, não posso concordar com a tecnica da apometria que se intitula "Utilizando o recurso de protetores da Natureza.. Ondinas, sereias, duendes etc." isto é muito infantil ou uma maneira fantasiosa do mundo espiritual manipular os encarnadas, tal qual Ramatiz faz em alguns livros..

    ResponderExcluir
  13. Eu não consigo entender isto,tudo bem de manter a pureza do Espiritismo Kardekiano(já esta errado)separativismo ,espiritismo não é religião, é ciência e filosofia,com essa tudo o que fazemos é dar bala para o inimigo .Se não compreensão e fraternidade entre os próprios espiritas,fica dificil.E preciso haver união,amor e não estou vendo droga de união nenhuma,só disputa ,as vezer penso que ainda estou na idade média.Nós não estamos em EVOLUÇÃO?Quem não tiver pecado atire a primeira pedra!!!!Sr.não posso pedir a um pedreiro para fazer uma CIRURGIA,nem a um médico para fazer um CONCRETO.Se há alguém que tem evulução moral suficiente para dizer a um OBSESSOR ,com licença saia dai deste corpo,e ele sai.Ótimo,mas se eu não consigo fazer isto não posso utilizar outros metodos,nem ajudar meus irmãos!!!É por estas e outras que eu vejo muitos trabalhadores bons desistindo,abandonando as casas de socorro.Dúvidas e preconceitos são as piores ervas daninhas que existem, e não venham me dizer que é por falta de fé ,saem e vão trabalhar em lugares em que são respeitados e podem trabalhar em paz,sem que tenha ninguém em suas costas vigiando e criticando.Me perdoem a ignorância,pois é isso que esse tipo de coisa me faz sentir,uma neandertal,um troglodita.Da vontade chorar,de ver que ainda não entendemos nada qo que Jesus ensinou,ele disse que ...ei ele não disse obre ..a palavra entrar pelo telhado?O progresso é só fisico?Espiritual não?ÔOO tristeza,ô tristeza.me desculpem mas não aguento mais estas disputas horriveis!

    ResponderExcluir
  14. Eu não consigo entender isto,tudo bem de manter a pureza do Espiritismo Kardekiano(já esta errado)separativismo ,espiritismo não é religião, é ciência e filosofia,com essa tudo o que fazemos é dar bala para o inimigo .Se não compreensão e fraternidade entre os próprios espiritas,fica dificil.E preciso haver união,amor e não estou vendo droga de união nenhuma,só disputa ,as vezer penso que ainda estou na idade média.Nós não estamos em EVOLUÇÃO?Quem não tiver pecado atire a primeira pedra!!!!Sr.não posso pedir a um pedreiro para fazer uma CIRURGIA,nem a um médico para fazer um CONCRETO.Se há alguém que tem evulução moral suficiente para dizer a um OBSESSOR ,com licença saia dai deste corpo,e ele sai.Ótimo,mas se eu não consigo fazer isto não posso utilizar outros metodos,nem ajudar meus irmãos!!!É por estas e outras que eu vejo muitos trabalhadores bons desistindo,abandonando as casas de socorro.Dúvidas e preconceitos são as piores ervas daninhas que existem, e não venham me dizer que é por falta de fé ,saem e vão trabalhar em lugares em que são respeitados e podem trabalhar em paz,sem que tenha ninguém em suas costas vigiando e criticando.Me perdoem a ignorância,pois é isso que esse tipo de coisa me faz sentir,uma neandertal,um troglodita.Da vontade chorar,de ver que ainda não entendemos nada qo que Jesus ensinou,ele disse que ...ei ele não disse obre ..a palavra entrar pelo telhado?O progresso é só fisico?Espiritual não?ÔOO tristeza,ô tristeza.me desculpem mas não aguento mais estas disputas horriveis!

    ResponderExcluir
  15. Srs. tomem cuidado! o autor deste texto não é Divaldo.

    ResponderExcluir
  16. Messias Mendes... Realmente, a falta de conhecimento desse senhor É surpreendente e se diz espirita, precisa aprender mais um pouco, onde tudo está interligado, é vibração e energia... essa separação e a falta de visão por alguns Kardecistas é, ainda, um tanto preocupante, mas, paciência, o conhecimento venhe chegando aos poucos para alguns....

    ResponderExcluir
  17. Pergunta ; Porque a pessôa fica obsediada ? Sera porque ela fez alguma coisa errada contra o obsessor e ele agora está se vingando.A obsessão só sera desfeita se a pessôa que sofre a obsessão reconhecendo o erro se recomponha com o obsessor.Se afastar o obsessor e a pessôa não se acertar com ele ,ele volta. Se expulsar o obsessor sem que ele perdoe o ofensor ,o problema continua.

    ResponderExcluir
  18. Queridos amigos. Percebo uma "briga de ego" entre o referido assunto.
    Primeiramente quem diz que kardec está ultrapassado deveria também defender a idéia de que a apometria também está ultrapassada, já que Apometria é uma técnica de cura oriunda da Aumbandhã – Lei Maior Divina ou Sabedoria Secreta. Ela é por nós conhecida desde os tempos de Atlântida, época em nosso querido Ramatis foi Sacerdote Aumbandhã.
    Apometria é uma técnica que permite com razoável facilidade, a um grupo de médiuns treinados, a indução para estados de desdobramento dos corpos mediadores; em especial o etérico, o astral e o mental.
    Diríamos, então, que a Apometria, a exemplo da mediunidade, do passe magnético e de tantas outras expressões de reconhecida utilidade em nosso movimento, inclui-se no rol das atividades espíritas e dessa maneira poderá ser reconhecida. Aliás, a bem da verdade, as inúmeras tarefas exercidas nas casas espíritas se multiplicam de acordo com os objetivos pretendidos pelas instituições, mas só devem merecer o título de atividade espírita se subordinadas aos critérios éticos que alicerçam a doutrina, inferência óbvia, impossível de ser refutada.
    Ora, ao elaborar a sua conceituação, Kardec não especifica o que deve ou não ser considerado Espiritismo, pois a complexidade científica da doutrina e a multiplicidade de tarefas enobrecidas agregadas ao seu contexto, de acordo com a Lei do Progresso, ampliam-se constantemente. Contudo, um pormenor permanece soberano: o aspecto ético das citadas atividades. O Espiritismo será aquilo que fizermos dele. E a sua excelência como doutrina libertadora dependerá única e exclusivamente do bom senso e da honestidade de propósitos de seus profitentes.

    ResponderExcluir
  19. Valdir Costa Almeida- Tremembe-São Paulo


    SAUDAÇÕES CARÍSSIMOS IRMÃO,

    Quando comecei a ler o texto, logo pensei que o mesmo tivesse sido criado por um ser ignorte, sem conhecimento, pois não havia notado o nome do autor....Pois bem, posto isso, tenho que declarar minha indignação acerca das palavras deste senhor, que muito já ouvi falar como sendo uma grande autoridade no que tange a questão espiritual...Ficou claro, evidenciado, que o mesmo nada sabe sobre apometria....Tenho sido usado como mediun em uma casa apometra, recentemente fui chamado para a seara, e nunca vi e nunca participei de algum ritual apometra como ocitado pelo sr Divaldo....Mas, mais incompreensível do que isso é ler no auto deste site os seguintes dizeres """"""""""" Promover a aproximação das sociedades espíritas e dos espíritas entre si, para que melhor se conheçam e dialoguem, avaliem experiências e novas idéias, aperfeiçoem tarefas e se confraternizem""""""""""".Creio que a prática não condiz com a retórica....Um grande abraçoa a todos

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber quando os próprios espíritas deixarão de ser preconceituosos. Eu sou espírita, mas não concordo com o fato de a maioria dos espíritas se acharem donos da verdade universal. Também é inconcebível que, dentro de uma doutrina que prega a evolução em tudo que conhecemos, seus praticantes se recusem a intender que, até essa mesma doutrina, pode e deve evoluir.
    A apometria pode ser aplicada em compatibilidade com os ensinamentos de Jesus, em congruência com a práticas de amor e caridade. Se o próprio Kardec disse que tudo deve evoluir, até mesmo a religião e que, novos artifícios surgiriam para serem somados às praticas espíritas, devemos concluir que, a apometria não veio pra substituir o espiritismo, e sim, para ser somada a este e a demais práticas espiritualistas.
    Por outro lado, qualquer apometra que alega que o espiritismo está ultrapassado, provavelmente, não tem preparo moral ou conhecimento de causa para exercer tal atividade, talvez apenas o preparo técnico. Pois a moral ensinada pelo espiritismo serve para embasar toda uma série de práticas espirituais e de evolução.
    Muito espíritas ortodoxos têm a mente fechada para a evolução dos meios empregados contras a absessões complexas sob a pretensa égide de que, estes meios vão contra as obras de Kardec. NÃO VÃO!!! A não ser que o intentem ou que os praticatens não possuam preparo espiritual. Devemos estudar primeiro antes de esboçarmos idéias pré-concebidas.

    Como exemplo, replico abaixo um texto extraído do livro "Legião" de Robson Pinheiro:

    "Além disso, interpretamos a questão de O livro dos espíritos transcrita a seguir como um convite dos espíritos superiores para que os trabalhadores do bem tomem as rédeas do processo em suas mãos, demonstrando
    convicção, ousadia e determinação compatíveis com aquelas que observamos nos maiorais das trevas. "Por que, no mundo,
    tão amiúde, a influência dos maus sobrepuja a dos bons? 'Por fraqueza destes. Os maus são intrigantes e audaciosos, os bons
    são tímidos. Quando estes o quiserem, preponderarão?' (Op. cit,, item 932, parte iv, cap. l, Felicidade e infelicidade relati-
    vas}.
    Na verdade, especulamos até se, em vez da timidez grifada por nós, os espíritos não pretenderiam ter dito covardia,
    abstendo-se de chamar-nos a todos de covardes por pura polidez... Jesus parece ter adotado cuidado semelhante ("Ele disse aos discípulos: Por que sois tão tímidos . Ainda não tendes fé?" — Mc 4:40), se bem que não poupou seus seguidores mais
    achegados de diversas reprimendas, como no trecho: "Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até
    quando terei que suportá-los?" (Mt 17:17 — grifos nossos)."

    Fica claro pra mim que, para cada doente, deve-se administrar o remédio adequado, pois sabemos que alguns espíritos já ultrapassaram todos os limites do livre arbítrio, e sua influência pode prejudicar em muito a atuação de médiuns e obsediados, além de gerar mais e mais carmas para os próprios obsessores, além da sua possível transformação em ovóides...
    Sugiro aos que condenam a prática da apometria, que a estudem, livres das vestes de idéias pré-concebidas, pelo menos, pra ter conhecimento de causa e para poder argumentar sua aplicação. Poderão concluir que esta é perfeitamente aplicável dentro das leis do amor e caridade...

    No mais, lendo a postagem do texto acima, passo a ter sérias dúvidas se, realmente foi escrito por Divaldo Pereira Franco, pois não me lembro de te visto o mesmo tecer nenhum tipo de comentários separativista em nenhuma de suas obras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário